Cinema no Cosmos — Pedro Marques — COSMOS.CAC - 08 FEVEREIRO DE 2022
Passagens são sessões que têm como objetivo apresentar o trabalho de cineastas emergentes residentes em Portugal em conversa com o seu trabalho noutros dispositivos visuais. A visão deste projeto passa por criar condições para que os artistas e coletivos possam desenvolver e apresentar o seu trabalho de forma livre, recorrente e com condições que lhe permitam evoluir num ecossistema de partilha e numa ótica de exercício. Foca-se a importância da experimentação e apresentação fora dos espaços institucionais existentes que muitas vezes não lhe são alcançáveis.
A nossa proposta explora a figura do cineasta como artista multidimensional, convocando-o para uma sessão assente em três medias distintos: uma mostra de curtas-metragens autorais; uma exposição/instalação e a edição de uma publicação. A ideia passa por desafiar os convidados a transcenderem-se, explorando outros media, de forma enquadrada com a temática da proposta inicial para sessão de cinema.
Pedro Marques Pereira, 1996, Lisboa. Estudou Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, com especialização em Imagem. Tendo também realizado a Pós-Graduação em Estudos Visuais: Fotografia e (Pós) Cinema na FCSH. Desde então tem aprofundado a sua prática no contexto profissional e pessoal. O seu trabalho tende a conciliar o discurso da fotografia no cinema, explorando o espaço de intersecção entre estes dois meios.Pedro Marques Pereira, 1996, Lisboa. Estudou Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, com especialização em Imagem. Tendo também realizado a Pós-Graduação em Estudos Visuais: Fotografia e (Pós) Cinema na FCSH. Desde então tem aprofundado a sua prática no contexto profissional e pessoal. O seu trabalho tende a conciliar o discurso da fotografia no cinema, explorando o espaço de intersecção entre estes dois meios.
Filme apresentado:
Apresentação de 2 curtas:
No Jardim, 12’29’’
Montes Claros, 10’39’’
Instalação 4 videos;
Lançamento de uma zine da artista.
Curadoria/produção: João Ramos