Cinema no Cosmos — Ana Vala — COSMOS.CAC 21 DEZEMBRO DE 2021
Passagens são sessões que têm como objetivo apresentar o trabalho de cineastas emergentes residentes em Portugal em conversa com o seu trabalho noutros dispositivos visuais. A visão deste projeto passa por criar condições para que os artistas e coletivos possam desenvolver e apresentar o seu trabalho de forma livre, recorrente e com condições que lhe permitam evoluir num ecossistema de partilha e numa ótica de exercício. Foca-se a importância da experimentação e apresentação fora dos espaços institucionais existentes que muitas vezes não lhe são alcançáveis.
A nossa proposta explora a figura do cineasta como artista multidimensional, convocando-o para uma sessão assente em três medias distintos: uma mostra de curtas-metragens autorais; uma exposição/instalação e a edição de uma publicação. A ideia passa por desafiar os convidados a transcenderem-se, explorando outros media, de forma enquadrada com a temática da proposta inicial para sessão de cinema.
Ana Vala (1992) estudou Design de Produto na ESAD CR e Cinema/Imagem em Movimento no AR.CO. No seu processo de trabalho funde metodologias de diferentes disciplinas: Antropologia, Design, Cinema. Os seus interesses circulam por referências materiais e imateriais da Cultura Pop e pela desconstrução da montagem cinematográfica.
Filme apresentado:
Apresentação de 4 curtas;
Instalação/performance de "Noiva";
Lançamento de uma zine da artista.
Fotografias: Ivan Brazuna
Curadoria/produção: João Ramos