top of page

Cinema no Cosmos — Ian Capilé — COSMOS.CAC 11 JANEIRO DE 2022
 

Passagens são sessões que têm como objetivo apresentar o trabalho de cineastas emergentes residentes em Portugal em conversa com o seu trabalho noutros dispositivos visuais. A visão deste projeto passa por criar condições para que os artistas e coletivos possam desenvolver e apresentar o seu trabalho de forma livre, recorrente e com condições que lhe permitam evoluir num ecossistema de partilha e numa ótica de exercício. Foca-se a importância da experimentação e apresentação fora dos espaços institucionais existentes que muitas vezes não lhe são alcançáveis.

A nossa proposta explora a figura do cineasta como artista multidimensional, convocando-o para uma sessão assente em três medias distintos: uma mostra de curtas-metragens autorais; uma exposição/instalação e a edição de uma publicação. A ideia passa por desafiar os convidados a transcenderem-se, explorando outros media, de forma enquadrada com a temática da proposta inicial para sessão de cinema.

IAN CAPILLÉ é realizador e montador de filmes. Nascido no Rio de Janeiro, atualmente vive em Lisboa, onde desenvolve um mestrado sobre realismo e fantasmas no cinema, sob orientação de Susana de Sousa Dias. Montou filmes de realizadores como Maria Clara Escobar, Diogo Baldaia, Leonardo Mouramateus, e Gabriela Giffoni. "Bicho", seu filme mais recente, é o primeiro que realizou em Portugal. Suas curtas anteriores foram exibidas em muitos festivais no Brasil e fora. Também, e ganharam diversos prêmios. Gosta de cachorros e longas caminhadas.

Filme apresentado:
Bicho (2022) preto e branco - digital hd - sonoro - 8 min; 
Fantasma (2018) preto e bran
co - super8, 3 min - s/som;
Exposição, 6 videos em 6 monitores, 1 peça sonora; 

Lançamento de uma zine do artista.

Curadoria/produção: João Ramos 






 

bottom of page